DR

“CHAMADA PARA O MORTO”, DE JOHN LE CARRÉ

DR

Após uma rotineira entrevista de segurança, George Smiley concluiu que o afável funcionário público Samuel Fennan não tinha nada a esconder. Mas, pouco tempo depois, o homem do Ministério dos Negócios Estrangeiros aparece morto e todas as circunstâncias são coerentes com um suicídio.

Primeiro livro de John le Carré, “Chamada para o Morto” é o apaixonante relato de espionagem e embustes que deu a conhecer George Smiley, o tenaz espião à beira da reforma.

https://www.wook.pt/livro/chamada-para-o-morto-john-le-carre/24710062?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“JUDEUS PORTUGUESES NA AMÉRICA”, DE CARLA VIEIRA

DR

A Liberdade, que desde 1886 recebe de chama na mão quem se aproxima de Manhattan, guarda aos seus pés a memória de uma diáspora com origens no outro lado do Atlântico.

Emma Lazarus, a autora do poema gravado no pedestal da estátua, conseguiu recuar a sua ancestralidade até um judeu de Lisboa que, em 1738, chegara naquela mesma cidade de Nova Iorque. Mas a história dos judeus portugueses na América do Norte havia começado bem antes, quando, em meados do século XVII, o navio St. Catrina aportou em Nova Amesterdão, trazendo a bordo 23 refugiados do Recife. A gesta continuou ao longo das décadas e séculos seguintes, repleta de personagens inolvidáveis.

Do rabino patriota ao príncipe mercador, do herói revolucionário ao daguerreotipista do Faroeste, da matriarca que escrevia poemas ao médico que catalogava as maleitas da Virgínia, este livro revisita estas e outras histórias de judeus portugueses que marcaram os primórdios dos Estados Unidos da América.

https://www.wook.pt/livro/judeus-portugueses-na-america-carla-vieira/24669183?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“UMA AVENTURA EM NOITE DE TEMPESTADE”, DE ANA MARIA MAGALHÃES E ISABEL ALÇADA

DR

Os nossos amigos vão desta vez até uma aldeia, que parece fantasma, muito perto da fronteira, ajudar o proprietário na sua recuperação para turismo rural.

Empenham-se então na recuperação de um antigo teatro, onde, nessa tarefa, se tinham também proposto para ajudar um meliante de um grupo de malfeitores que planeava roubar umas peças muito valiosas numa propriedade do lado de lá da fronteira.

O objetivo do meliante era encontrar um local onde guardar as peças roubadas para depois as transacionar. O assalto corre bem e conseguem guardar as peças roubadas numa casa abandonada na serra, mas uma valente enxurrada vai deixá-los isolados.

Os nossos heróis descobrem aquelas pessoas em perigo e tentam ajudar: chamam os bombeiros e a polícia. É então que descobrem a grande tramoia dos assaltantes.

https://www.wook.pt/ebook/uma-aventura-em-noite-de-tempestade-ana-maria-magalhaes-isabel-alcada/24744999?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...