E sensibilizou as crianças para a importância da pulseira “Estou Aqui!” que é gratuita e pode ser pedida no site do programa

 

No âmbito das competências do Programa Escola Segura, do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, a Polícia de Segurança Pública (PSP) está a levar a cabo, desde o dia 24 de maio e até 4 de junho, a Operação “Falco – Férias + Seguras”.

Estas ações de sensibilização são dirigidas ao ensino pré-escolar e ao 1º ciclo e dedicadas aos comportamentos que as crianças devem ter caso se percam durante a época balnear. Um dos alertas dado é sobre a importância do uso das pulseiras do “Programa Estou Aqui!” quer para as crianças, quer para os pais. O programa é direcionado a crianças dos dois aos 10 anos e fica ativo a partir do dia 1 de junho de 2021 até 31 de maio de 2022.

As pulseiras são pessoais, intransmissíveis e gratuitas e podem ser pedidas no site do “Programa Estou Aqui!” (https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm), ficando disponíveis em poucos dias na esquadra da PSP selecionada. A Esquadra de S. João da Madeira entregou 367 pulseiras em 2019 e 137 em 2020.

A cada criança é atribuída uma pulseira com um código alfanumérico. Caso esta se perca, basta pedir a uma pessoa que ligue para o 112 que, por sua vez, através dos dados associados a cada pulseira, chegará ao contacto com os pais, educadores ou tutores, promovendo o reencontro.

A primeira ação de sensibilização desta operação liderada pelo Falco no distrito de Aveiro foi realizada esta terça-feira de manhã na Escola Básica de 1º ciclo dos Condes em S. João da Madeira.

Das 10 histórias de caráter pedagógico e preventivo da coleção “Eu Faço Como Diz o Falco” foi dado destaque à “Pulseira das Conchas” que visa a autoproteção e os cuidados a ter em período de férias.

O labor acompanhou este momento que fica marcado por ter sido a primeira visita da mascote da PSP a escolas de S. João da Madeira.

DF

O agente José Rodrigues, mais conhecido como “Tonecas”, reforçou as mensagens transmitidas durante a ação de sensibilização: “é muito importante o pedido e o uso da pulseira (Estou Aqui!)” e “é muito importante prestar atenção aos comportamentos que devem ter caso se percam”.

A ação da PSP junto das escolas é “espetacular”, afirmou Odete Dória, professora do 3º ano da Escola dos Condes, ao nosso jornal, para quem estas “ações de sensibilização só vêm enriquecer a formação dos alunos e da comunidade educativa”. “Só temos a dizer bem do Programa Escola Segura”, afiançou a professora ao labor.

 

PSP assinala Dia Mundial da Criança

 

A tradição continua, mas de maneira diferente devido à pandemia. A PSP vai assinalar o Dia Mundial da Criança junto das turmas do 5º ano das escolas de S. João da Madeira. Não como dantes, com atividades distribuídas pelo Parque Urbano do Rio Ul, mas com “outras surpresas”, disse o comissário Hélder Andrade, sem adiantar mais pormenores, ao labor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...