“Unhas Negras”, de João da Silva Correia (reedição do Município)
“As mãos que começaram a dar forma à cidade que hoje somos… A criação do concelho de S. João da Madeira, em 1926, é indissociável da força da sua indústria, já então reconhecida a nível nacional e que assentava, em grande medida, na chapelaria.
Essa realidade está na base do romance “Unhas Negras”, obra maior de João da Silva Correia, escritor e jornalista sanjoanense que retratou de forma ímpar a dura vida dos operários das fábricas de chapéus, impregnada – recorrendo a palavras do próprio autor – de ‘muito suor e muitas lágrimas’, que constituíram inegavelmente um ‘cimento forte’ nas fundações da nossa terra, dando consistência à ‘sapata’ desses alicerces”, refere Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, no prefácio desta quarta reedição da obra.
Nota: à venda na Biblioteca Municipal, Museu da Chapelaria, Torre da Oliva (posto de turismo), Paços da Cultura e livrarias locais
“Ver é ser visto: fragmentos essenciais”, de Eduardo Lourenço

Antologia dos principais textos de uns dos mais marcantes pensadores da cultura portuguesa do século XX falecido no final de 2020. Seleção das principais questões e autores sobres os quais Eduardo Lourenço refletiu feita por Guilherme d’Oliveira Martins, um profundo conhecedor da obra do ensaísta e um dos seus amigos mais próximos.
Com prefácio de José Tolentino de Mendonça, os textos refletem sobre a saudade, Camões, Antero e Pessoa, entre outros, num livro de homenagem a Eduardo Lourenço e que introduz de forma privilegiada o leitor no seu pensamento. Uma excelente introdução que permite aos que queiram aprofundar as leituras das suas obras que o façam com maior segurança e conhecimento.
https://www.wook.pt/livro/ver-e-ser-visto-eduardo-lourenco/24754261?a_aid=5fd7b0d10f7fa
“Demasiado”, de Emily Gravett

As gralhas Mia e Artur estão a construir um ninho. Depois de usarem a lama, os galhos e as ervinhas habituais, depressa se convencem de que lhes faltam coisas. Assim, decidem juntar mais e mais à pilha.
De relógios de cuco a esfregonas e meias, passando por um carrinho de bebé e até um carro de verdade, a sua busca parece não ter fim.
Até que acontece o inevitável… estrondo.
https://www.wook.pt/livro/demasiado-emily-gravett/24678622?a_aid=5fd7b0d10f7fa
Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo
http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/
https://www.facebook.com/biblioteca.sjm
https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/