Ana Abrunhosa afirmou que a Sanjotec não fica atrás dos melhores espaços de aceleração de empresas de base tecnológica do mundo

 

A visita de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, ao concelho sanjoanense começou pela empresa Braver instalada na Oliva Creative Factory. Da parte da tarde de sexta-feira passada, Ana Abrunhosa conheceu cinco empresas – Adventech; Staruplo; InLAB; Tech4Home; e EPL – sediadas nos edifícios Sanjotec 1 e 2.

Para a Ministra da Coesão Territorial as duas incubadoras que visitou – a Oliva Creative Factory mais ligada à criatividade e a Sanjotec mais ligada à tecnologia – são “a marca deste território. Um território que era profundamente industrial, mas que depois teve que se transformar. Portanto, tanto o espaço a que a Oliva deu lugar, como aqui a Sanjotec, são de facto uma marca de resiliência e de transformação deste território”.

“Temos aqui um segredo muito bem guardado. Quero dizer-vos que conheço projetos como este em todo o mundo e a Sanjotec não fica atrás dos melhores espaços de incubação e de aceleração de empresas de base tecnológica”, assegurou Ana Abrunhosa, salientando que este “é o exemplo de muitos equipamentos e de muitas empresas que gostaríamos de ver espalhados pelo país”.

Desta visita “muito profícua”, a Ministra da Coesão Territorial levou a certeza de que  “o caminho para o desenvolvimento regional e para a recuperação está em apoiar infraestruturas como a Sanjotec”.

Expansão da Sanjotec já foi abordada, mas sem garantia de ser financiada

A Ministra da Coesão Territorial assumiu que “a visita a estes projetos nos inspira bastante no que respeita depois ao desenho das nossas medidas de apoio”, mas não trouxe, para já, nenhuma novidade sobre a garantia de financiamento para a expansão da Sanjotec.

“Obviamente que já falámos com a senhora ministra sobre a possibilidade de expandir a Sanjotec para criar uma Sanjotec 3. Temos necessidade sobretudo de espaços laboratoriais e de espaços oficinais, de acordo com a análise que fizemos da vida e da experiência da Sanjotec, e essas matérias poderão ser equacionadas dentro dos instrumentos de financiamento que estão a ser desenhados e obviamente que temos a consciência que naquilo que for possível teremos o apoio do Governo”, revelou o presidente da câmara, Jorge Sequeira, depois de questionado pelo labor sobre o futuro da Sanjotec que foi criada para ser muito mais do que dois edifícios.

Após a resposta de Jorge Sequeira, Ana Abrunhosa assumiu que projetos como a Sanjotec são “áreas prioritárias” para o Governo e para as CCDR. E foi precisamente a António Cunha, presidente da CCDR-N, que estava ao seu lado, a quem atirou a “batata quente” sobre o apoio à expansão da Sanjotec uma vez que é quem tem a gestão do território em termos de fundos comunitários.

 

Sanjotec em 2020

90% ocupação Sanjotec 1

100% ocupação Sanjotec 2

70 empresas

400 trabalhadores

61 milhões de faturação, 70% em exportação direta

 

Saber mais…

Adventech é uma empresa especializada no tratamento de efluentes industriais, tanto líquidos como gasosos. O seu projeto, único na Península Ibérica, assenta no desenvolvimento de soluções com recurso a tecnologias inovadoras, como os processos avançados de oxidação.

InLAB é um parceiro na realização de ensaios laboratoriais, com o objetivo de validar materiais e produtos para a aplicação no interior de automóveis e outros.
Como laboratório independente, a missão do InLAB é fomentar a inovação através de compromisso digital.

Staruplo detém-se na oferta de soluções com base em inteligência artificial e serviços de prototipagem para um futuro melhor. Combinando o profundo conhecimento da sua equipa e parceiros, foca-se em assuntos globais de interesse público, desenvolvendo soluções para melhorar a vida na Terra.

Tech4home é uma empresa de eletrónica que cria, desenvolve e produz soluções inovadoras e integradas de telecomandos.
Recorrendo à mais recente tecnologia, apresenta produtos e soluções diferenciadoras para as empresas que oferecem serviços de TV Paga – Satélite, Cabo, IPTV e OTT.

EPL é uma das referências na área da robótica em Portugal. O know-how da sua equipa de engenharia tem-se traduzido nos últimos anos em projetos de I+D, com especial relevância para o seu último projecto, um robô móvel de desinfeção, no âmbito do combate à Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...