Empresa de transporte especializado de passageiros sedeada em S. João da Madeira já tem oito franchisados, mas pretende mais, muito mais…  

A “rodar” desde 5 de setembro de 2008, “O Rodas” é uma empresa de transporte especializado de passageiros, sobretudo de crianças e jovens, que hoje praticamente dispensa apresentações.

Passados 12 anos desde a sua fundação, para suprir uma necessidade de Joaquim Gonçalves enquanto pai e também de muitos outros pais sanjoanenses, quase todos conhecem “O Rodas”. Tanto em S. João da Madeira (SJM) como nas outras sete cidades onde já tem franchisados, nomeadamente em Amarante, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ovar, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Coimbra. Se não for por já terem experimentado o serviço, será por já terem visto as carrinhas e os miniautocarros amarelos com as abelhinhas. É mesmo muito difícil esta imagem de marca passar despercebida a quem anda na rua.

Quando começou este seu projeto, ainda em simultâneo com o negócio de peles para calçado que tinha na altura, era o próprio Joaquim Gonçalves que, logo pela manhã, ia buscar as crianças a casa e levava-as à escola e, depois ao final da tarde, fazia o trajeto inverso ou ainda as transportava para as suas atividades extra-escolares. Mas logo, ao fim de dois anos, o empresário natural da Feira, que vive desde os três meses em SJM, viu nesta área o seu futuro, deixando para trás o setor do calçado.

“O Rodas” está prestes a abrir uma empresa de aluguer de viaturas…

Atualmente, conta já com a colaboração dos dois filhos, Joana e Gonçalo, de 23 e 21 anos, respetivamente. Embora seja formada em Desporto, Joana Gonçalves dedica-se de alma e coração ao “O Rodas”. Neste momento, é gerente do Centro “O Rodas” Coimbra e está a trabalhar com o pai.

Por sua vez, Gonçalo Gonçalves estuda Tecnologias da Informação e está prestes a abrir uma empresa que se vai dedicar exclusivamente a alugar viaturas “O Rodas”, “já com a cor amarela e com tudo certinho para os nossos franchisados começarem o seu projeto”, que é como quem diz como manda a lei.

Para além desta empresa de aluguer, Joaquim Gonçalves, de 54 anos, e os filhos têm outras “cartas na manga” com vista a um futuro diferente.

A ideia é que o grupo “O Rodas” cresça mais, muito mais, apoiando os franchisados a 100%. E precisamente nesse sentido, por exemplo, querem criar até 2025 um centro “O Rodas” em todas as capitais de distrito do país e também já estão a pensar na internacionalização. Ainda segundo o CEO, a empresa está com um processo de certificação em curso e pretende também alargar o seu serviço aos seniores, como, aliás, já está a acontecer em Espinho e em Santa Maria da Feira.

… e no passado sábado reuniu pela primeira vez a “família”

Todas estas boas novas foram dadas no último sábado no evento “A mesma marca, um futuro diferente”. O grupo empresarial de Joaquim Gonçalves reuniu pela primeira vez a “família”, juntando nos Paços da Cultura cerca de 50 pessoas, entre leaders, parceiros, colaboradores e oradores convidados.

Por falar em oradores, participaram no encontro Pedro Neves, CEO da empresa Like a Pro – Corporate Events; o comissário da PSP de S. João da Madeira, Hélder Andrade; a empresa AAGE, responsável pela certificação da marca; e Beatriz Duarte, psicóloga, que se encontra atualmente a trabalhar na área infantil. Todos estes convidados deram formação aos colaboradores e gerentes ao longo do dia.

No passado dia 29 de maio, partilharam-se histórias de vida, experiências e conhecimentos. E também houve gratidão. Joaquim Gonçalves aproveitou a ocasião para agradecer a todos aqueles que fizeram da sua empresa uma referência. Em particular, “aos condutores, porque o que somos deve-se ao seu trabalho”, como sublinhou o fundador do “O Rodas”, afirmando ainda que “este será certamente o primeiro de muitos eventos do género”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...