“Caronte à espera”, de Claúdia Andrade

DR

Reformado, enfastiado e desapaixonado, Artur decide finalmente colocar um ponto final na sua vida. Chegou o momento de deixar para trás o tédio, as dores do corpo e todos os pequenos incómodos que, com o passar dos anos, ganham proporções desmesuradas.

Mas eis que um rosto numa fotografia de casamento semeia a dúvida no espírito de Artur, uma sombra que teima em não mais largá-lo: quem é aquele homem, bonito e confiante, que surge entre família e amigos? Perante as respostas vagas da sua mulher, não resta a Artur outra hipótese senão adiar o seu plano e ajustar contas com o passado.

Depois de “Quartos de Final e Outras Histórias” – considerado um dos melhores livros do ano pela crítica -, Cláudia Andrade reafirma o seu lugar único na Literatura Portuguesa com um romance pleno de ironia mordaz e crueza poética sobre a fragilidade do corpo, a memória e a pulsão da vida.

https://www.wook.pt/livro/caronte-a-espera-claudia-andrade/23936546?a_aid=5fd7b0d10f7fa 

 

“As lentas lições do corpo”, de Luís Fernandes  

DR

Alguns anos depois de perder a visão, o psicólogo e professor universitário Luís Fernandes – que já partilhava corpo e mente com João Habitualmente, o seu heterónimo literário – tirou um curso de massagem terapêutica e fez nascer Lopes Massagista, permitindo-se voltar a ver parte do mundo através das mãos.

Pela prática do massagista, o psicólogo constatou, num tempo em que o estímulo intelectual e imagético é permanente, como uns se esquecem do corpo e outros se focam apenas nele, perpetuando o velho dualismo estabelecido por Descartes, que separa e hierarquiza corpo e mente e faz crer que um obedece mecanicamente ao comando do outro.
Mas por que motivos continuamos tão resistentes à dimensão mais profunda do corpo, que é a da sua relação com a mente? Entusiasmadas com os constantes avanços das neurociências, as próprias ciências psicológicas têm reduzido com demasiada facilidade o corpo ao sistema nervoso.

Em “As lentas lições do corpo”, aborda-se justamente o organismo global, expressão que designa um nível superior de organização da matéria viva que somos. Questionando as fronteiras rígidas entre os saberes e as respetivas modalidades narrativas, este surpreendente livro sobre a descoberta do corpo parte do trabalho de massagem, e da forma como ela se liga à dimensão psíquica do indivíduo, para abordar a psicocorporalidade, as relações entre o corpo e a mente.

https://www.wook.pt/livro/as-lentas-licoes-do-corpo-luis-fernandes/24341321?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

DR

“A história do Pedrito Coelho”, de Beatrix Potter

 

Pedrito é um coelho traquinas que mora num bosque, com os seus irmãos e a mãe. Um dia, a mãe tem de sair e recomenda-lhes que fiquem em casa. Pedrito, desobediente, resolve fazer uma visita à horta do Sr. Gregório, que por pouco não lhe custa a vida.

https://www.wook.pt/livro/a-historia-do-pedrito-coelho-beatrix-potter/16079689?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...