O ex-diretor do Hospital de S. João da Madeira

 

Faleceu esta segunda-feira o Dr. Fernando Portal. O médico cirurgião tinha 80 anos, era natural de Cesar e foi diretor do Hospital de S. João da Madeira.

Estava aposentado desde 2008, quando o hospital deixou de ter Serviço de Urgência Médico Cirúrgica e passou a ter uma Consulta Aberta de Medicina Familiar.

O percurso académico começou no Colégio Castilho, continuou no liceu Alexandre Herculano e acabou na Faculdade de Medicina do Porto. Tirou a especialidade de cirurgia no Hospital de Santo António, concorreu a concurso para médico cirurgião do quadro do mesmo hospital. Depois, Fernando Portal consolidou a carreira como médico cirurgião e diretor do Hospital Distrital de S. João da Madeira durante 19 anos.

O médico cirurgião foi eleito presidente da Assembleia Municipal sanjoanense, pelo PSD, nas eleições autárquicas de 2001, desempenhando o cargo durante três mandatos, ou seja, até 2013.

Pelo terceiro mandato consecutivo, Fernando Portal era um dos vice-presidentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira. A equipa do jornal Labor endereça condolências à sua família.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários sanjoanense e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga também manifestaram o seu pesar pelo falecimento do Dr. Fernando Portal em comunicações enviadas ao labor.

 

Câmara declarou três dias de luto

 

O Município manifestou profundo pesar pelo falecimento de Fernando Portal que foi presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira entre 2001 e 2013.

Na reunião de câmara de ontem, dia 8 de junho, o presidente Jorge Sequeira propôs que fossem declarados três dias de luto municipal e que fosse colocada a meia haste a bandeira do Município. Como a edição desta semana fechou mais cedo do que é habitual, à terça e não à quarta, devido ao feriado desta quinta-feira, os assuntos levados à reunião de câmara vão ser publicados no jornal de 18 de junho.

Atualmente, o médico cirurgião, que também foi diretor do Hospital de S. João da Madeira, presidia à mesa da assembleia-geral da empresa municipal Águas de S. João e era vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

“Em todas as funções deixou bem vincada a sua dedicação à nossa terra, que certamente perdurará na memória, não só de quem com ele privou, mas também dos sanjoanenses em geral”, salienta a câmara municipal, endereçando “os mais sentidos pêsames aos familiares e amigos do Dr. Fernando Portal, cujo falecimento representa uma grande perda para a cidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...