CLIP, 37 – AD Sanjoanense, 48

AD Sanjoanense, 60 – Basquete de Barcelos, 73

Jogos no Pavilhão de Lamaçães.

AD Sanjoanense: Ana Reis, Vanessa Ramada, Marta Morgado, Rita Castro, Carolina Anacleto, Rita Morgado, Maria Leite, Bruna Ressurreição, Ivana Barata. Ana Cavadas, Joana Arieiro, Carolina Semedo, Inês Martins.

Treinador: Frederic Pina.

Na próxima época a Sanjoanense vai competir na 1.ª Divisão Nacional de basquetebol feminino. Num fim de semana decisivo, a equipa alvinegra venceu o CLIP Teams (37-48) nas meias-finais de apuramento de campeão da zona Norte e garantiu a subida de escalão e a presença na final, onde acabaria por perder (60-73), no dia seguinte, frente ao Basquete de Barcelos, que vai, assim, disputar o título nacional da 2.ª Divisão com o GDESSA Barreiro, vencedor da zona Sul.

Depois de uma fase regular extremamente positiva, com as alvinegras a terminarem com apenas uma derrota em 12 jornadas, a equipa de Frederic Pina manteve a consistência e venceu o CLIP Teams num jogo com os três primeiros períodos bastante equilibrados.

Entrou melhor a formação do Porto, que chegou a ter uma vantagem de quatro pontos (7-3) e que no final do primeiro quarto era de apenas um (11-10), depois de uma fase em que as alvinegras restabeleceram a igualdade.

No segundo período o CLIP manteve-se na liderança durante os quatro minutos iniciais, altura em que as alvinegras deram a volta ao marcador chegando ao intervalo a vencer (18-19) fruto de um parcial de 7-9.

No regresso dos balneários, entrou melhor a equipa do Porto, que regressou ao comando do resultado cavando um fosso de 10 pontos (33-23), que lhe permitiu entrar nos 10 minutos finais na liderança (33-29).

No último período a defesa agressiva da Sanjoanense, que não permitiu qualquer ponto durante nove minutos, e uma boa eficácia na finalização, acabariam por ser fundamentais para o triunfo, que garantiu a presença das alvinegras na final Norte, onde tinha pela frente o Basquete de Barcelos, vencedor do outro jogo da meia-final.

Entrou melhor a equipa adversária, que ainda viu as alvinegras aproximarem-se no marcador (6-7), mas até final do primeiro período a equipa de Barcelos voltou a ganhar vantagem (12-16).

A Sanjoanense respondeu no segundo quarto dando a volta ao marcador logo aos dois minutos, conseguindo uma vantagem que chegou aos nove pontos (33-24). O Basquete de Barcelos reduziu a diferença, mas não impediu que as alvinegras chegassem ao intervalo a vencer (39-34), fruto de um parcial de 27-18.

A Sanjoanense regressou dos balneários com uma boa atitude vencendo o terceiro período (16-12), aumentando a vantagem para nove pontos (55-46). Mas os 10 minutos finais foram completamente atípicos. Apenas cinco pontos convertidos, face aos 27 conseguidos pelas atletas de Pedro Maio, seriam decisivos para o desfecho do encontro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...