“O regresso de Júlia Mann a Paraty”, de Teolinda Gersão

DR

“O regresso de Júlia Mann a Paraty” são três novelas que se entrecruzam, de modo surpreendente. Através de um conhecimento profundo da vida e da obra de personagens históricas, e respeitando a veracidade dos factos, a autora desvenda o mundo interior de todas elas, vívida e credivelmente ficcionado, numa narrativa fascinante que prende o leitor da primeira à última página.

https://www.wook.pt/livro/o-regresso-de-julia-mann-a-paraty-teolinda-gersao/24428540?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“O naufrágio das civilizações”, de Amin Maalouf

DR

Quando os espetaculares avanços tecnológicos dos nossos dias nos facilitaram o acesso ao conhecimento como nunca antes, quando vivemos mais e melhor, quando o terceiro mundo se desenvolve… Quando, pela primeira vez, se poderia conduzir a humanidade a uma era de liberdade e progresso, o mundo parece seguir na direção oposta, rumo à destruição de tudo o que foi alcançado.

Como chegámos aqui? Há mais de meio século que o autor, Amin Maalouf, observa o mundo e o percorre. Estava em Saigão no final da Guerra do Vietname, em Teerão durante o advento da República Islâmica.

Neste livro poderoso e abrangente, faz de espectador engajado e pensador, misturando histórias e reflexões, às vezes contando grandes eventos de que foi uma das poucas testemunhas oculares, e depois elevando-se ao papel de historiador acima da sua própria experiência para nos explicar por que sucessivos desvios a humanidade passou para se encontrar assim no limiar do naufrágio.

https://www.wook.pt/livro/o-naufragio-das-civilizacoes-amin-maalouf/23854315?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“Uma feliz catástrofe”, de Adela Turin

DR

A ordem e a monotonia pautam a vida desta família, onde os papéis estão escrupulosamente atribuídos: o senhor Ratão sai muito stressado do trabalho e regressa a casa, onde o aguardam a senhora Florentina, já com tudo limpo e o jantar feito, e os filhos, preparados para ouvir atentamente as suas histórias. Mas a catástrofe chega e põe tudo de pernas para o ar: não só os deixa sem lar, como lhes altera por completo as suas vidas. Adela Turin e Nella Bosnia conceberam esta fábula em 1975 para chamar a atenção para o lugar ocupado pela figura feminina na família e na sociedade. Quase 40 anos depois, esta história mantém-se atual e ainda tão necessária como então.

https://www.wook.pt/livro/uma-feliz-catastrofe-adela-turin/15951787?a_aid=5fd7b0d10f7fa

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...