Após divulgação de comunicado da Direção-geral da Saúde (DGS) onde esta desaconselhava “a realização de eventos/festas que promovam a aglomeração de pessoas”, a Santa Casa da Misericórdia (SCM) de S. João da Madeira cancelou as festas de finalistas e de fim de ano letivo programadas para este mês de julho. A decisão foi tomada “por respeito” a esta posição da DGS, conforme justifica a SCM em nota de imprensa remetida ao labor.

Doentes e profissionais da UCCI passam a ser testados quinzenalmente

No mesmo comunicado em que dá conhecimento da situação pandémica que viveu na semana de 21 a 28 de junho, a instituição adianta que vai ter início uma testagem quinzenal a doentes e profissionais da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção – Sidónio de Pinho Álvares Pardal (UCCI), estabelecida pela Administração Regional de Saúde do Norte, sob orientação da Direção-geral da Saúde. O primeiro rastreio, através de testes rápidos de antigénio, está agendado para hoje, dia 1 de julho.

Pessoas que tiveram Covid há mais de 90 dias já estão a ser vacinadas

No que diz respeito à vacinação contra a Covid-19, o ACeS – Aveiro Norte solicitou o envio de listagens dos utentes e trabalhadores que contraíram a infeção há mais de 90 dias.

Ao todo, são 108 as pessoas que desde a passada segunda-feira até ao fim desta semana vão ser vacinadas, nomeadamente 53 utentes e 27 profissionais do Lar de Idosos São Manuel, um utente e quatro profissionais do Lar de Idosos Dr.ª Leonilda Matos e sete utentes e 16 profissionais da Casa de Repouso Manuel Pais Vieira Júnior. Por terem tido Covid, receberão numa única dose.

Ainda a propósito de vacinação, a Santa Casa avança que nove técnicos de ATL completaram o esquema vacinal na semana em reporte, faltando a toma da segunda dose por cinco outros técnicos para a vacinação dos profissionais desta resposta social estar concluída.

Já no Centro de Acolhimento Temporário (CAT), seis trabalhadores têm o esquema vacinal completo. Faltam quatro profissionais iniciarem o processo e outros oito tomarem a segunda dose da vacina.

Relativamente ao Lar Residencial do Pisão, foram vacinados três profissionais, que se somam a outros 14, vacinados em fevereiro e março deste ano. O processo terminará no próximo dia 14 de julho, com a inoculação de dois trabalhadores e de 10 utentes que contraíram o novo coronavírus em janeiro de 2021.

 

Centro de Dia de Nogueira do Cravo voltou a abrir portas

Depois de mais de um ano de paragem forçada devido à pandemia, o Centro de Dia de Nogueira do Cravo reabriu no passado dia 24 de junho. Neste momento, são apenas seis os utentes que frequentam aquela valência do Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo, instituição particular de solidariedade social que está prestes a passar para as mãos da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de S. João da Madeira, conforme o labor adiantou em primeira mão em edição anterior.

Em declarações ao nosso jornal, o diretor de serviços da SCM, Vítor Gonçalves, referiu que “vamos precisar de tempo e trabalho para recuperar as frequências de outrora”. Entretanto, e perante o facto de o Centro de Dia de S. João da Madeira se manter encerrado, continua a haver, por parte da Santa Casa, “disponibilidade para deslocar os candidatos interessados para as instalações daquela resposta social [situada em Nogueira do Cravo], a exemplo do que já faz para o Centro de Dia de Fajões”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...