ACeS tem apenas quatro psicólogos para 115 mil utentes 

0
121

Bloco visitou Centro de Saúde de S. João da Madeira 

 

Atualmente há quatro psicólogos a trabalhar no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte quando deveria haver 11.

Mas, segundo o Bloco de Esquerda (BE), não é só na área da Psicologia que se regista um número de profissionais abaixo dos rácios legais. O mesmo acontece a nível da Nutrição, Podologia, Fisioterapia, Saúde Pública, entre outras especialidades. Por exemplo, há apenas um nutricionista e três dentistas para os 115 mil utentes dos centros de saúde de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra que compõem este ACeS. Também só há quatro técnicos de Saúde Ambiental quando deveriam ser cerca de 10.

“A própria Unidade de Saúde Pública que desde há um ano e meio, com a pandemia, está a trabalhar sete dias por semana tem dois médicos de Saúde Pública quando os rácios legais dizem que deveriam ser cinco”, chama a atenção o partido.

Bloco defende existência de consultas abertas de Psicologia, Nutrição e Podologia no centro de saúde…

Na passada segunda-feira, no final de uma visita ao Centro de Saúde de S. João da Madeira, em que esteve com o diretor do ACeS, Miguel Portela, a candidata do BE à câmara nas próximas autárquicas não só denunciou esta situação, como também partilhou algumas das propostas dos bloquistas no que diz respeito à saúde, em particular aos cuidados de saúde primários.

Em declarações exclusivas ao labor, Sara F. Costa e Moisés Ferreira, deputado à Assembleia da República que também participou nesta visita do Bloco, defenderam a existência de consultas abertas de Psicologia, Nutrição, Podologia, etc.; a realização de ações formativas para profissionais sobre Saúde Mental e Parentalidade; a criação de um “ginásio de fisioterapia” nos centros de saúde; e também mais “terapia ocupacional” para os mais idosos, que geralmente sofrem de “problemas de solidão”.

… e um reforço dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica no hospital

A candidatura liderada por Sara F. Costa não tem prevista, pelo menos para já, uma visita ao Hospital de S. João da Madeira. No entanto, questionados sobre o assunto pelo nosso jornal, os bloquistas lembraram que “o que propomos é que, em articulação com os cuidados de saúde primários, deva existir no hospital um reforço dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica”.

“Quem viesse ao centro de saúde deveria poder sair daqui e ir diretamente ao hospital fazer os exames”, disse Moisés Ferreira, “apontando o dedo” ao facto de, em vez disso, o Serviço Nacional de Saúde continuar a “desperdiçar imenso dinheiro a contratualizar laboratórios privados”. “Por ano, gastam-se mais de 500 milhões de euros nisso”, concretizou.

 

Bloquistas acusam PS de desenterrar “erro colossal”do PSD 

Em comunicado enviado ao labor, o BE reage ao recente anúncio público do Parque Urbano das Corgas feito pela câmara.

Segundo os bloquistas, “o anunciado ‘Parque das Corgas’ não é efetivamente um parque”, mas “um investimento imobiliário da Corgimobil”. “O parque, esse, não será mais que um jardim oferecido pelo atual executivo que se junta assim ao anterior de Castro Almeida – numa curiosa convergência de interesses entre PS e PSD – para ajudar os investidores a promoverem o seu empreendimento”, acusa o BE, para o qual o Plano de Pormenor das Corgas “carece de justificação e enquadramento económico e social”.

Para além de um parque com “árvores, riachos e percursos pedestres que nos levem para longe da poluição”, “aquilo que o Bloco de Esquerda defende é que a habitação deve ser de qualidade para todas as pessoas e em toda a cidade, sem guetos de pobres e condomínios de ricos”. “O que não faz falta a esta cidade é mais especulação urbana, mas sim mais atenção para problemas de habitação já existentes”, sublinham os bloquistas, lamentando que “seja, assim, desenterrado um erro colossal”.

“O PS está a ressuscitar um projeto do PSD. Unem-se em torno de um erro”, rematam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...