São dois os sanjoanenses que esta sexta-feira, dia 9, vão receber a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro atribuída pela Câmara Municipal (CM) do Porto, após proposta do presidente Rui Moreira aprovada em reunião do executivo municipal de 28 de junho. Falamos do arquiteto paisagista Sidónio Pardal e do músico Manel Cruz, que se juntam a outros nomes também bem conhecidos como Pedro Massena, Manuela Azevedo e Pedro Abrunhosa.

Sidónio Pardal

Sidónio Pardal é autor, entre outras obras, do Parque da Cidade do Porto, “um sonho para a câmara do Porto com mais de 100 anos” que ajudou a concretizar. Este foi, segundo afirmou em exclusivo ao labor, “um trabalho perseverante”, “uma obra de fôlego que contou com a colaboração de muita gente, quer de políticos, quer de técnicos”. Daí fazer questão de estender esta sua recente distinção também “à equipa da qual fiz parte e que, ao longo de gerações, contribuiu para que isto fosse possível”. O urbanista referiu ainda que “é sempre uma honra ser reconhecido pelo mérito do nosso trabalho”.
Recorde-se que Sidónio Pardal foi convidado em 1982, pela CM portuense, para fazer o projeto do Parque da Cidade do Porto. Já em S. João da Madeira, também a convite da autarquia, projetou o Parque Urbano do Rio Ul e fez, mais recentemente, o estudo prévio do futuro Parque Urbano das Corgas.

Manel Cruz

Por sua vez, Manel Cruz, também em declarações ao nosso jornal, disse sentir-se “lisonjeado” com esta “medalha de reconhecimento”. Mas “quanto a merecer [esta homenagem], sei que há muita gente que fez muito mais do que eu pela cidade”, onde vive, acrescentou, bem a seu jeito.
Mais conhecido pela sua carreira nos extintos Ornatos Violeta, Manel Cruz editou em abril de 2019 o primeiro álbum que assinou em nome próprio, com o título “Vida Nova”.

 

Cerimónia tem lugar na Casa do Roseiral 

Desde que iniciou funções, Rui Moreira optou por assinalar o 9 de julho, dia do desembarque das forças liberais de D. Pedro IV, com a entrega das Medalhas da Cidade aos cidadãos ou instituições que se notabilizam pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos. A cerimónia tem lugar na Casa do Roseiral, na cidade do Porto, às 18h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...