“A estreia do Auto da Índia”, de João Paulo Oliveira Costa

DR

Zeferino, um antigo degredado, regressa da Índia e encontra a sua esposa casada com o sobrinho do alcaide; o degredado percebe então que a sua morte tinha sido anunciada havia sete anos. E, embora seja atirado de novo para os calabouços, Zeferino não desiste da sua Filipa.

No mesmo dia começam a chegar à vila Gil Vicente e os atores que iriam representar dentro de poucas semanas o Auto da Índia. A protagonista do auto é uma cristã-nova, de memórias tristes, que tem o seu marido na Índia. Entretanto, o desassossego toma conta da vila: Vasco de Melo, chefe dos espiões d’el-rei, e os seus auxiliares montam o cerco a um pirata e em poucos dias ocorrem quatro assassinatos, envoltos num mistério insolúvel; a única pista é uma velha, logo transformada em bruxa, mas o alcaide também levanta suspeitas. Finalmente, a vila sossega e a rainha D. Leonor assiste à estreia do Auto da Índia sem saber que perto de si está a pessoa responsável pelos terríveis quatro crimes que atemorizaram a vila…

https://www.wook.pt/livro/a-estreia-do-auto-da-india-joao-paulo-oliveira-e-costa/24456938?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“A liberdade é uma luta constante”, de Angela Davis

DR

Nesta seleção de ensaios, entrevistas e discursos recentes, a célebre ativista e académica Angela Davis lança uma nova luz sobre as lutas contra a violência de Estado e a opressão em vários pontos do mundo – da Palestina à África do Sul -, desmontando as estruturas do sistema capitalista (patriarcado, supremacia branca, políticas imperiais) que apenas sobrevivem perpetuando conflitos.

Reflexão sobre os combates históricos do movimento negro nos Estados Unidos, o lugar central do feminismo na desconstrução das relações de poder e a abolição do sistema prisional industrial, “A liberdade é uma luta constante” (2015) obriga-nos a olhar para lá do nosso quintal, para os reservatórios de esperança e otimismo que encontramos nas coletividades resistentes.

Quando dar tréguas à injustiça é multiplicar formas de submissão, Angela Davis desafia-nos a dar o exemplo, fazendo a nossa parte por um movimento global de libertação humana.

https://www.wook.pt/livro/a-liberdade-e-uma-luta-constante-angela-davis/24116299?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

DR

“O lobo que encontrou a amizade”, de Rachel Bright

O pequeno lobo não quer a ajuda de ninguém, ele é destemido e pensa que consegue fazer tudo sozinho. Mas quando se perde da matilha, descobre algo importante: às vezes, todos nós precisamos da ajuda de um amigo!

Uma história sobre a amizade e a entreajuda, dos criadores do sucesso de “O Leão que temos cá dentro”.

https://www.wook.pt/livro/o-lobo-que-encontrou-a-amizade-rachel-bright/24351721?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...