Este sábado

No próximo sábado, 17 de julho, pelas 17h00, é inaugurada a nova sede da Delegação da Ordem dos Advogados de Oliveira de Azeméis, sita no Edifício Municipal, na Rua Marquês de Abrantes. O ato inaugural conta com a presença do Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão.

Uma hora e meia depois, tem lugar uma outra inauguração, desta feita na Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, da exposição coletiva itinerante de arte contemporânea “SER consciência … 30/1000 por 1 VIDA” – Caminhos da MEMÓRIA”.

Promovida pela Delegação da Ordem dos Advogados em parceria com o Agrupamento de Escolas do Carregal do Sal, esta mostra é uma homenagem ao grande português e ao maior humanista do século XX que foi o jurista Aristides de Sousa Mendes.

Exercendo, durante muitos anos, a carreira diplomática, em diversos países e tendo sido Cônsul Português em Bordéus de 1938 a 1940, Aristides de Sousa Mendes tornou-se o famoso, intemerato e altruísta diplomata que desrespeitou as ordens de Salazar. Seguindo os ditames da sua consciência e obedecendo aos superiores valores do Direito Natural, da Ética e da Moral, concedeu milhares de vistos de ida para Portugal aos Judeus perseguidos pelos Nazis, salvando muitas e muitas vidas humanas, à custa da expulsão do seu cargo, da proibição do exercício da advocacia do sacrifício do futuro dos seus 14 filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...