Os primeiros testes à fonte seca da “nova” Praça foram feitos durante a manhã de terça-feira, tendo desencadeado uma série de vídeos e de comentários em relação à mesma, em particular, e à obra, em geral, nas redes sociais.

“Os testes foram positivos”, afirmou o vice-presidente José Nuno Vieira, esclarecendo, depois de ter sido interpelado sobre o assunto pelo labor, que a fonte seca “não vai estar ligada permanentemente”, estando a sua programação ainda a ser alvo de discussão. Em relação à água usada, como é um circuito fechado, a sua grande maioria é reutilizável.

“A obra de construção civil está praticamente concluída”, estando a ser levados a cabo outros trabalhos como, por exemplo a instalação de mobiliário e acabamentos de jardinagem, deu a conhecer José Nuno Vieira. O vice-presidente mantém a previsão de que a obra estará concluída no final deste mês. Assim sendo, a “nova” Praça estará pronta dois meses depois do prazo previsto.

Recorde-se que a obra de “Reabilitação e requalificação do centro da cidade de S. João da Madeira” foi adjudicada à empresa Construções Pardais – Irmãos Monteiro, Lda., pelo valor de cerca de dois milhões e 195 mil euros (mais IVA). Os trabalhos começaram em maio de 2020 e tinham um prazo de execução de 365 dias.

Deste projeto, destacam-se a proibição de trânsito automóvel na Praça Luís Ribeiro, uma fonte seca como “elemento de atração diferenciador”, a existência de corredores verdes, a adoção de mobiliário único nas esplanadas, a retirada das atuais coberturas, a colocação de piso de granito e a construção de um novo parque de estacionamento com capacidade estimada para 90 lugares, com acesso automóvel pela Rua Júlio Dinis e acesso pedonal pela Rua Padre Oliveira. De todos estes elementos, o novo parque de estacionamento é aquele que ficará por concretizar neste mandato. Depois de ter sido lançado um concurso de exploração do estacionamento, subterrâneo e à superfície, e de reabilitação urbana que acabou sem receber propostas, a câmara desencadeou o processo de lançamento de um novo concurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...