Até ao passado dia 12 de julho, 19.425 inscritos no Centro de Saúde de S. João da Madeira (CSSJM) já tinham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 13.868 tinham a inoculação completa.

Em nota informativa remetida ao labor, Miguel Portela não só adiantou os dados mais recentes em termos de vacinação referentes ao concelho, como também avançou números relativos ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Entre Douro e Vouga II- Aveiro Norte que abarca, para além do CSSJM, os centros de saúde de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

 70% da população vacinada, com pelo menos uma dose, a 15 de agosto

Segundo o diretor executivo, 72.359 utentes do ACeS tinham sido inoculados com a primeira dose e 46.114 já tinham concluído o esquema vacinal. Também até 12 de julho, faltava vacinar 118.699 pessoas.

Ainda de acordo com o responsável diretivo, a julgar pelo “ritmo em que está a decorrer a vacinação”, o ACeS prevê atingir a meta de 70% de população vacinada, com pelo menos uma dose, a 15 de agosto.

Problemas a obter o Certificado Digital

Desde o passado dia 1 de julho que entrou em vigor o Certificado Digital Covid para toda a Europa, também conhecido como “passaporte verde”. Trata-se de um documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias e não só.

O labor sabe que há utentes do Centro de Saúde de S. João da Madeira que, embora já tenham as duas doses da vacina contra a Covid-19, estão a ter problemas em obter o Certificado Digital. Situação que, aliás, já foi reportada ao SNS24 e que passados 15 dias continua por resolver.

O documento é gratuito e pode ser pedido no portal da SNS24. Aqui, o utente poderáoptar por uma das três modalidades de certificado: o da Vacinação, que comprova que o cidadão em questão já tomou pelo menos a primeira dose da vacina; o de Testagem, para o caso de ainda não ter sido vacinado, mas ter testado negativo à Covid; por fim, o de Recuperação, ou seja, que comprova que a pessoa esteve infetada, mas que recuperou da doença, passando a estar imune ao vírus.

O Certificado Digital está disponível num formato em papel ou digital e é bilingue, na língua nacional do cidadão e em Inglês. Além disso, tem um código QR para ser lido de forma facilitada por equipamentos eletrónicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...