“Tempo do coração: correspondência”, de Ingeborg Bachmann e Paul Celan

DR

Viena, primavera de 1948. Na cidade ocupada pelos Aliados, cruzam-se os destinos de duas das estrelas mais brilhantes no firmamento da poesia de língua alemã, inaugurando um diálogo íntimo e literário que se estenderia por duas décadas.

“Tempo do coração” reúne a correspondência dos dois autores – mantida em segredo até 2008 – e traça um retrato comovente de seres que se debatem com a escrita, os silêncios e a procura de uma voz própria depois de Auschwitz. Carta após carta, testemunhamos a ascensão de dois mestres da literatura, a sua vulnerabilidade perante os detratores e a exposição pública e a constante busca pela admiração e pelo amor um do outro.

Esta obra inclui também a correspondência trocada entre Ingeborg Bachmann e Gisèle Celan-Lestrange, mulher de Celan, e entre este e Max Frisch, companheiro de Bachmann. Em 2016, deu origem à premiada adaptação cinematográfica de Ruth Beckermann, “Os Sonhados”, a meio caminho entre a encenação e o documentário.

https://www.wook.pt/livro/tempo-do-coracao-ingeborg-bachmann/24314917?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“O último dos colonos: até ao cair da folha”, de João Afonso dos Santos

DR

É o segundo volume das memórias de João Afonso dos Santos. Agora em Moçambique, onde viverão também os seus pais, José Nepomuceno e Maria das Dores, e os seus irmãos, Zeca Afonso e Mariazinha.

João Afonso dos Santos entra pela sociedade colonial da segunda metade do século XX, descreve-a, vê as suas contradições, vê um mundo de opressão onde a beleza espreita tantas vezes, vê as batalhas dos democratas portugueses, o nascimento da insurreição da Frelimo, a guerra, a denúncia dos massacres, as manobras sujas do poder colonial, da PIDE e a independência.

Um testemunho extraordinário das últimas décadas do mundo colonial em Moçambique, profundamente documentado, narrando a história viva do dia-a-dia, o cineclube, a intervenção cultural, os amigos, o trabalho como advogado, e o convívio fraternal com Zeca, que viveria em Moçambique uma das fases mais marcantes da sua obra criadora.

https://www.wook.pt/livro/o-ultimo-dos-colonos-ate-ao-cair-da-folha-joao-afonso-dos-santos/23827711?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“A vingança do galo”, de Beatrice Rodriguez

DR

Sem palavras, os livros de Beatrice Rodriguez são divertidos e de “fácil leitura”. Os seus personagens, cheios de expressividade, ganham vida e evoluem ao longo das páginas.

https://www.wook.pt/livro/a-vinganca-do-galo-beatrice-rodriguez/12000052?a_aid=5fd7b0d10f7fa

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...