A 12ª edição das Jornadas da Educação vai ter como lema “Educamos para o Futuro”. Tendo em conta as restrições impostas pela Covid-19, os trabalhos realizam-se entre hoje e amanhã num formato “híbrido” por ser presencial na Casa da Criatividade e, ao mesmo tempo, transmitido através de uma plataforma online.
No primeiro caso, estima-se a presença de 130 participantes, a que se somam cerca de mil através da internet, tendo em conta que as inscrições para seguir o evento à distância ultrapassavam já as 980 no início da semana.
As Jornadas da Educação voltam a assinalar o início do novo ano letivo através da interlocução entre investigadores e especialistas nas matérias em debate, docentes e demais profissionais da educação, colocando em discussão a educação contemporânea,
suas complexidades e desafios para o século XXI.
“Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e avaliação externa: relação (im)possível?”, “A avaliação como aprendizagem”, “O tempo escolar e o tempo de aprendizagem: potencialidades e riscos da semestralidade”, “Contributos da neurociência na aprendizagem” e “Impacto das emoções no processo de aprendizagem” serão os temas em debate, com a ajuda de diversos especialistas.
Entre os oradores, contam-se Luís Pereira Santos, diretor do IAVE, Miguel Ángel Santos Guerra, professor catedrático de Didática e Organização Escolar na Universidade de Málaga, Manuel Miguéns, secretário- geral do Conselho Nacional de Educação, Dulce Noronha e Sousa, presidente da Escola Superior de Fafe, Magda Dias, fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, e Mónica Soares, psicóloga e mediadora escolar e familiar. Também haverá lugar para o balanço do projeto de organização semestral do ano
escolar em S. João da Madeira, através da participação de Marta Abelha e Eusébio André, professores auxiliares da Universidade Portucalense.
À semelhança de edições anteriores, os quatro painéis serão moderados pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral (CEI). Sendo eles Helena Resende (Dr. Serafim Leite), Ana Magda Jorge (João da Silva Correia), Mário Coelho (Oliveira Júnior) e Joaquim Valente (CEI).

Serões dedicados aos pais e encarregados de educação 

Ao longo dos dois dias decorrerão momentos de debate especialmente dedicados aos pais e encarregados de educação. A saber, no dia 2, pelas 21h00, decorrerá o painel “Conversas com… Eduardo Sá”, psicólogo e professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra. A moderação será da responsabilidade de Alberto Santos, membro do Conselho Executivo da Confederação Nacional de Associações de Pais. Já no dia 3, pelas 21h00, decorrerá o painel “As emoções das crianças: reatar a liberdade”, moderado por Irene Guimarães, vereadora da Educação, e com a participação de Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
O programa do evento pode ser consultado na página do Município de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...