A Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira venceu o 1º prémio a nível nacional na categoria “Investimento nas competências empreendedoras” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), com o “MAIS Tec – Consórcio para a Transferência de Conhecimento Cientifico e Tecnológico”. Trata-se de um projeto liderado a partir de S. João da Madeira e levado a cabo em parceria com a Universidade de Aveiro, ISQ e TecMinho, avança nota de imprensa do Município remetida ao nosso jornal.

De um total de 54 candidaturas aos EEPA que foram recebidas pelo IAPMEI na edição deste ano, o “MAIS Tec” saiu com um dos primeiros classificados, sendo seis as categorias a concurso.

Também de acordo com o comunicado camarário, este projeto teve como objetivo promover a competitividade da Região Norte, nomeadamente do tecido empresarial, através da aposta na transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos do sistema de I&I para as empresas, fomentando assim a aposta da promoção da qualificação da região por via da tecnologia. As atenções centraram-se em áreas alinhadas com a especialização da região: Tecnologias de produção; Polímeros, compósitos e materiais avançados; Moldes; Materiais; Energia; e Habitat.

 

112 Empresas em projetos de cooperação

As ações desenvolvidas conduziram a resultados demonstradores do bom desempenho da iniciativa, verificando-se um fomento da cooperação entre instituições de investigação e o tecido económico, totalizando 112 empresas em projetos de cooperação ao longo dos 33 meses de duração do “MAIS Tec”. Foram ainda apoiadas 73 empresas para introduzirem produtos novos no mercado, tendo-se verificado um aumento do emprego em empresas apoiadas (recrutamento de mais 398 colaboradores a tempo inteiro). No total, realizaram-se 18 ações, com mais de 1.000 participantes.

Dos vários exemplos de projetos demonstradores destaca-se, por exemplo, o printFELT, solução que reúne a mais recente tecnologia e conhecimento na construção de comandos, aliado ao design modular, e a uma combinação de materiais poliméricos e feltro, material identitário de S. João da Madeira, fomentando-se a colaboração entre a indústria tradicional da região – FEPSA – Feltros Portugueses; uma empresa tecnológica da Sanjotec – Tech4Home – e uma entidade do sistema de I&i – Tecminho.

É ainda importante referir um dos maiores casos de sucesso, o E-tijolo, que visa a incorporação de pontas de cigarros em elementos construtivos, nomeadamente o tijolo cerâmico, reaproveitando as pontas de cigarro e paralelamente atingindo um produto mais sustentável e promovendo a economia circular.

Os European Enterprise Promotion Awards são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...