“A vida e a lenda do Sultão Saladino”, de Jonathan Philips 

DR

Quando Saladino reconquistou Jerusalém aos Cruzados em 1187, fazendo regressar a lei islâmica à Cidade Santa, as repercussões sentiram-se em todo o mundo conhecido, estendendo-se até à atualidade. Quatro anos depois voltava a enfrentar a Terceira Cruzada e os principais monarcas europeus. Mas, passados meses, Saladino morria em Damasco, exausto e praticamente na miséria, após uma reputação sem paralelo. Guerreiro feroz e diplomata experiente, a cortesia, justiça, generosidade e misericórdia de Saladino foram reverenciadas por companheiros muçulmanos e rivais cristãos como Ricardo Coração de Leão.

Combinando investigação meticulosa com história vívida, Phillips oferece um olhar novo sobre os triunfos, fracassos e contradições de uma das figuras mais icónicas das Cruzadas.

https://www.wook.pt/livro/a-vida-e-a-lenda-do-sultao-saladino-jonathan-phillips/24736004?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“Trabalho: uma história de como utilizamos o tempo”, de James Suzman

DR

O trabalho define quem somos. Determina a nossa condição social; como, onde e com quem passamos a maior parte do tempo; influencia a nossa autoestima e até os nossos valores. Mas será que estamos programados para trabalhar tanto? Qual a razão para, numa época de abundância, trabalharmos mais do que nunca?

E como seria um mundo em que o trabalho desempenhasse um papel menos importante? Para responder a estas questões, James Suzman traça a grande história do “trabalho” desde as origens da vida até ao presente, desafiando algumas das crenças mais profundas acerca de quem somos.

https://www.wook.pt/livro/trabalho-uma-historia-de-como-utilizamos-o-nosso-tempo-james-suzman/24755930?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“Raízes negras”, de Lúcia Vicente e ilustração de Gilda Barros 

DR

Numa época em que o maior movimento de protestos antirracistas #BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais urgente do que celebrar alguns dos grandes nomes da História e da cultura negras que fizeram e fazem a diferença.

De Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama, este livro inclui mais de 50 histórias biográficas de pessoas excecionais e pioneiras algumas, icónicas, outras, menos conhecidas que levantaram questões, ultrapassaram barreiras, abriram caminhos, superaram expectativas e inspiraram gerações.

Explorando as raízes e influências de pessoas negras que se posicionaram contra um mundo que nem sempre as aceitava, este livro é o ponto de partida perfeito para uma discussão informada sobre o racismo e a tolerância.

https://www.wook.pt/livro/raizes-negras-lucia-vicente/25086459?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...