Sanjoanense está entre os cinco artistas portugueses que participam na exposição “Peninsulares”

Rosa Godinho vive desde sempre em S. João da Madeira (SJM). Santa Maria da Feira é apenas o local onde nasceu. Por isso, quando lhe perguntam se é sanjoanense não hesita em dizer que sim e di-lo com muito gosto.

Esta sanjoanense está entre os cinco artistas portugueses que participam na mostra “Peninsulares” patente ao público no Museu Nacional de Artes Decorativas, em Madrid, até 14 de novembro. Além destes, há mais cinco espanhóis com trabalhos nesta iniciativa inserida nos Segundos Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea. Rosa Godinho expõe juntamente com Conceição Abreu, Ana Fernandes, Alves Dias, Hugo Brazão, Maribel Binimelis, Amparo de la Sota, Maria Jesus Manzanares, Melchior Martí e Concha Romeu.

Não é a primeira vez que a artista têxtil, que foi responsável pela criação e orientação do Atelier de Tapeçaria no Centro de Arte de S. João da Madeira, dá a conhecer as suas obras fora do país. Do seu currículo constam, por exemplo, as participações numa exposição coletiva no Egito e numa bienal no Canadá. Desta feita, o convite foi para expor em Espanha e partiu da curadora espanhola Lala de Dios, presidente da Associação de Criadores Têxteis de Madrid, com importantes curadorias internacionais, e de Cláudia Melo, diretora artística da Contextile, Bienal de Arte Têxtil Contemporânea de Guimarães.

DR

“Ambas já conhecem o meu trabalho e pediram-me duas peças” para integrar esta exposição que tem como principal objetivo promover a arte têxtil contemporânea dos dois países, ligando territórios vizinhos que são espaços de cultura têxtil onde este setor tem, e teve, como mostra a história, uma importância económica, social, patrimonial e artística.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...