A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo de S. João da Madeira  comemora 60 anos no próximo dia 11 de outubro. A sua inauguração, a 11 de outubro de 1961, aconteceu graças ao seu benemérito, o Dr. Renato Araújo, e à sua família.

A aspiração de um numeroso grupo de sanjoanenses começa a ganhar forma a 4 de agosto de 1954 na reunião do Conselho Municipal. Onde, o Dr. Renato Araújo dá a conhecer que, em homenagem à memória do seu pai, Benjamim Araújo, o primeiro presidente do Conselho Municipal, quer oferecer à Câmara Municipal o terreno e suportar os custos da construção da Biblioteca pública.

Passados quatro dias, na edição de 8 de agosto de 1954 d´O Regional, é publicado o projeto da Biblioteca Municipal.

O lançamento da primeira pedra acontece a 11 de outubro de 1954 sem a presença do Dr. Renato Araújo por motivos de saúde, tal como é noticiado na edição de 23 de outubro de 1954 do jornal Grei Sanjoanense.

A morte do Dr. Renato Araújo a 6 de abril de 1958 impediu-o de ver a concretização do projeto que seria uma homenagem ao seu pai. Por esta razão, é a sua viúva, D. Manuela Morais de Araújo, que oficializará, a 2 de dezembro de 1958, a entrega da Biblioteca pública à Câmara Municipal de S. João da Madeira, cumprindo e respeitando assim a vontade do seu falecido marido.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...