Ele “´escreve´ com luz a história da sua terra”, descreve o curador Aníbal Lemos

 

A exposição de fotografia “A Praça de Carlos Costa”, com curadoria de Aníbal Lemos, foi inaugurada no dia 8 de outubro na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

As fotografias que retratam a evolução da Praça Luís Ribeiro voltam agora às paredes da Biblioteca Municipal depois desta as ter acolhido pela primeira vez no início dos anos 60. Ao longo desta mostra está também presente a intervenção do arquiteto Raúl Lino que se referiu à mesma como “a sala de estar” dos sanjoanenses.

“Carlos Costa tem a exata noção das alterações que o homem e a natureza promovem no nosso habitat e, sabe que a Praça, tal como a viu desde criança, vai-se metamorfoseando e, fotografando-a, ´escreve´ com luz a história da sua terra, a importância do sítio da época, observado e certificado por si próprio na representação do que viu, existiu e viveu – a sua Praça”, descreve o curador Aníbal Lemos, que também é fotógrafo, professor, investigador em Fotografia e diretor do Centro de Arte de S. João da Madeira, que devido a questões profissionais não teve oportunidade de estar presente na inauguração da exposição.

Numa altura em que a Praça acabou de sofrer uma nova reabilitação, esta exposição permite aos seus visitantes quer vejam, através de fotografias, as várias transfigurações do centro cívico desde o início do século 20 até então. A exposição com fotografias de Carlos Costa pode ser visitada até ao dia 30 de novembro.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...