O balanço de 60 anos de atividade da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, completados no dia 11 de outubro,  é “muito positivo”. “Ao longo dos 60 anos de existência a Biblioteca tem sabido acompanhar a evolução natural e adaptar-se às inovações de cada época”, afirmou a sua coordenadora, Graça Neves, ao labor.

Não só “começou com o pé direito porque teve logo um edifício de raiz que surgiu resultado de sinergias de muitos beneméritos sanjoanenses com sentido de responsabilidade e conscientes da importância que esta instituição proporcionaria aos seus habitantes”, mas também, “fazendo uma viagem ao passado através de documentos, podemos constatar que  foi sempre muito dinâmica, acolheu exposições, recebeu escritores como, por exemplo, Artur Varatojo, David Mourão Ferreira, Mário Viegas, José Vialle Montinho, acolheu concertos de piano entre os quais um inesquecível de António Pinho Vargas, nos anos 80”.

Para além disso, a Biblioteca Municipal “soube colher benefícios dos apoios financeiros da DGLAB – Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas e enveredar pela sua ampliação, pela informatização do espólio documental, pela disponibilização de conteúdos online do seu Repositório do Fundo Local, disponibilização da leitura de jornais e revistas através de uma plataforma digital e com bastantes iniciativas de promoção da leitura”, indicou Graça Neves, fazendo ainda referência “ao contínuo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares e o seu trabalho realizado em conjunto de forma à inclusão dos catálogos das Bibliotecas Escolares no catálogo da Biblioteca Municipal e todas as iniciativas realizadas em conjunto, como por exemplo uma Feira Anual do Livro Usado, exposições, iniciativas de promoção do livro e da leitura e mais recentemente as provas do Concurso Nacional de Leitura”.

Recorde-se que este equipamento criou um Serviço Educativo, um Clube de Leitura, organiza o Festival Poesia à Mesa, o Concurso Poesia na Corda e o Prémio Literário João da Silva Correia, tem uma Biblioteca Digital do Fundo Local e um Centro de Leitura Especial.

“Neste momento é necessário dar continuidade a esta dinâmica”, salientou Graça Neves ao labor.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...