Dificuldades em pagar as contas? Reorganizar e renegociar

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Saiba o que fazer para gerir melhor o seu orçamento e reduzir encargos mensais.

As palavras de ordem são reorganizar e renegociar. Deixamos-lhe alguns conselhos e dicas:

Comece por fazer o orçamento pessoal ou familiar. Com este importante instrumento de gestão poderá verificar onde e quanto aplica do seu rendimento nas diferentes despesas. Este exercício permitirá, de seguida, reajustar ou eliminar os seus encargos. Assim será possível organizar melhor as suas despesas e consequentemente a sua saúde financeira.

Para promover uma melhor gestão das suas finanças não se pode esquecer de verificar a sua taxa de esforço. Esta representa o peso que as prestações dos créditos têm no seu rendimento, devendo ser inferior a 35%.

Contudo, se depois de reorganizadas as suas finanças pessoais, verificar que o seu rendimento não chega até ao final do mês e não consegue pagar todas as suas contas deve agir. Poderá:

  • Contactar as instituições de crédito informando-as acerca das dificuldades. As instituições de crédito devem promover a análise da sua situação financeira e avaliar uma possível restruturação do contrato. Deverá ainda verificar a existência de seguros de protecção ao crédito que possam ser acionados.
  • Analisar a possibilidade de recorrer a apoios, nacional ou local, para o arrendamento. Poderá ainda contactar o senhorio para que em conjunto possa ser encontrada uma solução.
  • Renegociar os contratos de consumos dos serviços públicos essenciais, nomeadamente, electricidade, gás e telecomunicações, para reduzir o encargo mensal com estes serviços. Se já tem faturas pendentes de pagamento, contate as entidades prestadoras do serviço para que seja elaborado um plano de pagamento da dívida. Tenha especial atenção à real adequação desse plano de pagamento à sua situação financeira, pois a este valor soma-se o custo mensal do serviço.

 

O incumprimento e as suas consequências

 

Conheça as consequências do incumprimento nos contratos de crédito e o que fazer.

Perante dificuldades financeiras muitos são os consumidores que incumprem com o pagamento das suas responsabilidades creditícias. Tal cenário tem consequências graves para os consumidores, como por exemplo:

Perante este cenário para os consumidores que se encontrem em situação de incumprimento, deixamos-lhe alguns conselhos e alertas.

  • Contatar a instituição de crédito para que esta avalie a sua situação financeira. Saiba que sempre que as instituições de crédito se deparem com situações de incumprimento são obrigadas a accionar procedimentos especificados na lei, cujo objectivo é avaliar a capacidade financeira do cliente e quando viável apresentar soluções.
  • Colaborar ativamente com a instituição de crédito, remetendo informação e a documentação que seja solicitada,
  • Avaliar a proposta apresentada e solicitar todos os esclarecimentos que considere oportuno sobre a mesma a entidade em apreço.

Conheça estes e outros conselhos no guia completo disponível em https://deco.pt/dificuldades-a-pagar-as-contas/.

A DECO presta aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais e apoia o consumidor sobreendividado.

Para mais esclarecimentos contacte-nos através do número de telefone 223 391 961 ou através do e-mail gas.norte@deco.pt.

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