“A Vassoura que Desvassourou”, de Ana Oliveira

DR

A vassoura que desvassourou” é uma história sobre uma velha que, como muitas das nossas avós, gosta de passar os dias a limpar a casa e cozinhar bolos deliciosos para os seus netos. Mas, um dia, a vassoura – cansada, triste e com os seus pelos de piaçaba já muito gastos – decide manifestar-se. A ela, juntam-se os tachos, a frigideira, as panelas, os esfregões da loiça, os panos da cozinha e o galo (que previa o seu futuro num arroz de cabidela). Assim, uniram-se todos numa greve muito ruidosa amalucando a velha!

https://www.wook.pt/livro/a-vassoura-que-desvassourou-ana-oliveira/25553361?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“Cartografias de Lugares Mal Situados: 10 Contos da Guerra”, de Ana Margarida Carvalho

DR

Os cenários de guerra são, por definição, lugares mal situados. Neles, as emoções são intensificadas, a generosidade, a compaixão, mas sobretudo a raiva, o medo, a crueldade e a bruteza.

Nestes contos, Ana Margarida de Carvalho percorre alguns desses lugares, desde uma povoação de Portugal durante a Terceira Invasão Francesa, passando por uma biblioteca não nomeada, centro de operações da resistência, onde os livros servem para tudo menos para ler, até um lugar incerto onde há mulheres cercadas por snipers, as vozes são proibidas e o silêncio parece interminável.

https://www.wook.pt/livro/cartografias-de-lugares-mal-situados-ana-margarida-de-carvalho/25118702?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“Dicionário Toponímico Ilustrado do Porto”, de Rosaldo Almeida

DR

O Porto é um livro aberto. Os seus arruamentos são uma lição de história e traduzem o valor da tolerância em muitas dimensões. Esta obra demonstra que nesta cidade invicta, nas suas ruas e praças, travessas e vielas, avenidas e alamedas, há lugar para homens e mulheres, republicanos e monárquicos, nobres e plebeus, padres e ateus santos e pecadores, progressistas e conservadores, músicos e navegadores, comerciantes e professores, médicos e escritores, reis e presidentes, militares de várias patentes e simples gentes – um conjunto tão diversificado como rico.

Um livro para consultar, ler e saborear sob a chancela da Unicepe, no Porto.

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...