S. João da Madeira é um dos 14 municípios envolvidos no “VOAHR”

O Município de S. João da Madeira “congratula-se” com o facto de o projeto “VOAHR Municípios” ser um dos nomeados para vencer o Concurso “Municípios do Ano 2021”, na Categoria Intermunicipal, anunciados recentemente pela plataforma UM-Cidades, depois de ter sido interpelado sobre o assunto pelo labor.

S. João da Madeira é um dos 14 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) envolvidos nesta iniciativa, tendo o presidente Jorge Sequeira aceitado presidir a submissão da referida candidatura, quando contactado para o efeito, considerando que “a nomeação no âmbito deste concurso constitui o reconhecimento do mérito do projeto na dinamização do voluntariado a nível local, envolvendo cidadãos, organizações da economia social, setor público, empresas e entidades educativas”.

Com início em outubro de 2018 e término em dezembro de 2021, o “VOAHR Municípios – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência” conta com o peso do investimento social de 14 municípios da AMP: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Esta é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) financiada pela iniciativa Portugal Inovação Social e promovida pela Associação Pista Mágica, que nasce da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado.

Até ao final de 2020 foram dinamizadas mais de 300 atividades de capacitação, planeamento e disseminação num total de cerca de 1.000 horas, alcançando perto de 6.000 pessoas através deste projeto de voluntariado intermunicipal.

Após a avaliação dos projetos por parte de um júri nacional, os resultados serão anunciados na cerimónia de entrega de prémios, a realizar no Funchal, em data a definir.

O concurso “Municípios do Ano Portugal 2021” é uma iniciativa da Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, que distingue anualmente as boas práticas dos municípios portugueses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...