Vários profissionais da área da educação física e do desporto participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, numa ação sobre boas práticas na realização de atividades dirigidas a crianças e jovens que decorreu no auditório dos Paços da Cultura.

Irene Guimarães, vereadora da educação, começou por destacar a qualidade das comunicações programadas e dos intervenientes nos diferentes painéis temáticos desta formação. Nesse sentido, felicitou os “dinamizadores e organizadores” do evento, “que escolheram S. João da Madeira como exemplo de boas práticas”, o que “constitui motivo de grande orgulho” para o Município.

Sublinhando que “a Educação é, e será, uma das principais prioridades” da autarquia sanjoanense, a vereadora apontou várias medidas adotadas pela Câmara Municipal nessa área. Entre essas, destaca-se “o reforço da Educação Física no primeiro ciclo do ensino básico”, com a “contratação de professores dessa área para coadjuvarem os docentes titulares durante a hora curricular semanal dedicada a essa atividade”.

Entre os vários oradores presentes, destaque para a participação de Carlos Neto, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e um grande especialista mundial na área da brincadeira e do jogo, autor do livro “Libertem as Crianças – A urgência de brincar e ser ativo”.

João Paulo Martins, responsável do Desporto Escolar na sub-região de Entre Douro e Vouga, João Varejão, treinador de andebol da ADS e coordenador das seleções nacionais jovens desta modalidade, Sara Santos, do programa “Skills4Genius”, Carla Cardoso, treinadora, e Ivo Rocha, atleta paralímpico, foram outros dos intervenientes.

A organização esteve a cargo da Associação de Profissionais de Educação Física de Aveiro e do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física, com a colaboração da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...