Cerimónia marcada pelo preservar da memória de quem passou pela esquadra

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) celebrou, quinta-feira da semana passada, 60 anos de atividade em S. João da Madeira.                                                                                      O primeiro posto policial abriu portas a 11 de novembro de 1961 na Rua Visconde. As atuais instalações foram inauguradas a 16 de maio de 1994 na Rua Alão de Morais. O aniversário foi assinalado com uma sessão solene onde foi preservada a memória de quem passou pela esquadra sanjoanense através de testemunhos e de homenagens. Isidro Silva, um dos agentes que abriu o posto da polícia em 1961, foi o primeiro a tomar da palavra.

DR

Não só recordou as primeiras horas de serviço (ler peça nesta edição), bem como que “na polícia temos a obrigação de velar pela manutenção da ordem pública, pois só com a nossa vida em ordem contribuiremos para a melhor ordem do mundo”, sendo posteriormente homenageado pela Superintendente Virgínia Cruz, Comandante Distrital da PSP de Aveiro. De seguida, interveio Manuel Junqueira, o último comandante do primeiro posto policial, revelando que foi ele quem ordenou que o agente nomeado para vigiar as escolas passasse a ser permanente e que foi sob a sua alçada que a polícia começou a dar palestras sobre criminalidade e segurança nas escolas. “Teve tal sucesso que eu próprio fiquei surpreendido com a atenção com que os alunos prestavam ao que ia sendo dito”, assumiu o antigo comandante Junqueira, descrevendo a relação da população com a polícia como “excelente”. Depois de todas as intervenções tomou lugar a inauguração da sala em homenagem ao falecido Superintendente-Chefe Francisco Bagina, o primeiro comandante das atuais instalações da Esquadra da Polícia de S. João da Madeira.

 

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...