No âmbito do Projeto Educativo Municipal 

 

S. João da Madeira (SJM) é um dos municípios que participa no Projeto Rios, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Associação de Professores de Geografia (APROFGEO), Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O objetivo desta iniciativa, lançada a nível nacional em 2006, é o de envolver as comunidades locais na conservação dos espaços fluviais, indo ao encontro da implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água. No caso de SJM, as atividades têm como referência o Rio Ul e são desenvolvidas com a participação das escolas, estando inseridas no Projeto Educativo Municipal.

Nesse âmbito, no corrente mês de novembro, alunos de três turmas do 11º ano do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia participaram na primeira saída de campo deste ano letivo, tendo visitado o Parque Urbano do Rio Ul, adianta o Município em nota de imprensa remetida ao labor.

Os estudantes procederam à caracterização desse ecossistema ribeirinho, bem como à monitorização e análise de parâmetros físicos, químicos e biológicos do rio. Por fim, sugeriram ações de melhoria a implementar, realçando, também, a importância crescente que os projetos de educação ambiental têm em prol da sustentabilidade.

A próxima saída de campo está agendada para a primavera, altura em que os alunos vão proceder a uma avaliação mais detalhada do “estado de saúde” do rio, recorrendo à amostragem de bioindicadores, como é o caso dos macroinvertebrados. O projeto prevê, no fim, a implementação de uma ação de melhoria sugerida pelos estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...