“Crónicas Italianas”, de António Mega Ferreira

DR

Este livro insere-se numa velha tradição da narrativa literária, “a viagem a Itália”, que teve cultores desde a Idade Média e representava para os escritores uma viagem iniciática indispensável para o contacto com as artes clássicas e o seu conhecimento. Nomes muito importantes a praticaram: Montaigne, Goethe, Rilke, Cervantes, Proust e Stendhal, por exemplo. E é sob a égide deste último que António Mega Ferreira se coloca ao partir para este conjunto de histórias italianas.

Encerrando o tríptico que integra os seus anteriores títulos “Roma, exercícios de reconhecimento” e “Itália, práticas de viagem”, neste “Crónicas Italianas”o leitor é levado nas asas de narrativas verdadeiras ou míticas, para descobrir e observar por dentro a história das cidades, dos seus criadores e das grandes obras das artes plásticas, da arquitetura, da literatura e da música.

https://www.wook.pt/livro/cronicas-italianas-antonio-mega-ferreira/24722317?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

 

 

“A Prática da Natureza Selvagem”, de Gary Snyder

DR

A par da poesia de Turtle Island, “A Prática da Natureza Selvagem” (1990) é considerado um dos textos basilares da ecologia profunda, movimento que considera interdependentes as sobrevivências das espécies e do meio ambiente.

Nestes nove cativantes ensaios, que se erguem como peça central da maturidade na obra do autor, Gary Snyder debate a relação entre a natureza e o homem, propondo uma nova forma de vida que nos ligue ao território, à comunidade e ao nosso próprio ser selvagem. Fundindo crenças budistas, uma miríade de saberes e o fascínio por mitos e tradições, “A Prática da Natureza Selvagem” é também uma viagem do Sul da Índia ao Noroeste do Alasca e ao Japão, em busca da sagacidade dos nossos antepassados e do aroma dos pinheiros.

Em textos já clássicos como “Montanhas azuis sempre a caminhar” ou “A etiqueta da liberdade”, Gary Snyder dá-nos uma chave para o futuro do mundo que partilhamos.

https://www.wook.pt/livro/a-pratica-da-natureza-selvagem-gary-snyder/22102662?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“À Descoberta do Natal”, de Miguel Borges Silva

DR

Para o senhor Francisco, o dia a dia era uma alegria, desde as conversas com os clientes na mercearia às brincadeiras com as crianças no parque, ou aos momentos passados com os seus animais de estimação.

Por tudo isto, ninguém entendia o porquê de o senhor Francisco não gostar do Natal. Para ele, essa era a noite mais triste do ano.

Até que um dia, ou melhor, uma noite de Natal… tudo mudou. Alguém bateu à porta da casa do senhor Francisco e… a magia aconteceu.

Convidamos os leitores a lerem esta história e a descobrirem o milagre do Natal do senhor Francisco!

 

https://www.wook.pt/livro/a-descoberta-do-natal-miguel-borges-silva/22362869?a_aid=5fd7b0d10f7fa

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...