A Casa do Torreão, em Cucujães, acolheu a 39ª edição do Torneio Aberto de Xadrez, prova promovida pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães e que teve como um dos objetivos homenagear, de forma póstuma, António Pinho, figura carismática daquela coletividade falecido no passado mês de agosto. Aquele que é o mais antigo torneio de Portugal contou com a participação de 25 xadrezistas, entre os quais elementos do Clube Académico Téssera. A coletividade sanjoanense dominou a competição colocando quatro atletas nas quatro primeiras posições, com a vitória a sorrir a Rodrigo Ribeiro. O jovem de sub18 apenas cedeu um empate nas sete partidas realizadas, terminando com 6,5 pontos, à frente de Gustavo Ribeiro (6 pontos), melhor sub16, Ricardo Alvarez (5 pontos) e Paulo Morais (4,5 pontos).

A classificação por escalões foi a seguinte: Marta Almeida (CX Colégio Português) venceu em femininos; Vitorino Ferreira (GDDF Matosinhos) em veteranos; Diogo Almeida (CA Téssera) em sub14; Daniel Freitas, em sub12 e Ronan Tauro em sub10, ambos do GDDF Matosinhos.

Coletivamente o primeiro lugar foi alcançado pelo Clube Académico Téssera, que apresentou 10 elementos e obteve 22 pontos, seguido do GDDF Matosinhos, com 17, e do CX Colégio Português de Aveiro, com 12,5.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Xadrez realizou o sorteio dos 1/32 avos-de-final da Taça de Portugal que ditou o confronto entre o Téssera e o Grupo de Xadrez do Porto. O encontro realiza-se a 15 de janeiro em S. João da Madeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...