Este sábado, 15 de janeiro, joga-se um dos dérbis mais antigos da região. A AD Sanjoanense recebe a UD Oliveirense, em jogo da Liga 3 de futebol. São quase 100 anos de história que colocam frente a frente estes dois emblemas, que fizeram deste dérbi um dos mais apaixonantes de sempre.

É preciso recuar até agosto de 1923, durante as festas em honra da Nossa Senhora de La Salette, em Oliveira de Azeméis, para ouvirmos falar do primeiro encontro desportivo entre a UD Oliveirense e, na época um grupo de sanjoanenses, intitulados de Associação Desportiva de S. João da Madeira, antecessores da atual Associação Desportiva Sanjoanense, fundada a 25 de fevereiro de 1924. Segundo crónicas da época um grupo de 11 rapazes sanjoanenses foram convidados pelo principal clube do concelho, a Oliveirense, pois S. João da Madeira era ainda uma freguesia de Oliveira de Azeméis, para disputar uma partida de futebol, que tinha como prémio a designada Taça La Salette, até àquela data vencida sempre pelo clube anfitrião.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...