Com as recentes alterações das normas 004/2020 e 015/2020 da Direção-geral da Saúde, bem como o aumento exponencial de casos no país, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) – Aveiro Norte avaliou a aplicação das alterações às regras e a adequação dos serviços disponíveis para a população. E, na sequência, decidiu encerrar a sua única Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR) que tem em funcionamento, em Vale de Cambra, a partir do próximo dia 22 (inclusive), informa o diretor executivo, Miguel Portela, em nota de imprensa remetida ao labor.
Assim, e em consonância com a norma atualmente em vigor, todos os utentes que desenvolvam sintomas suspeitos de infeção por SARS-CoV-2/Covid-19 deverão passar a contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) ou procurar um dos centros de testagem gratuitos existentes nos três concelhos do ACeS para realizar um teste rápido de antigénio (TRAg).
As pessoas assintomáticas ou com doença ligeira não serão contactadas pelas equipas de saúde familiar, ficando em isolamento por um período de sete dias.
Toda a documentação necessária (Declaração de Isolamento) será disponibilizada de forma automática pelas plataformas do SNS24.
As pessoas em isolamento no domicílio devem contactar o SNS24 quando se verificar agravamento da sintomatologia e/ou aparecimento de critérios de gravidade. Em caso de agudização grave dos sintomas (falta de ar grave, etc.) deverão contactar o 112 e/ou procurar ajuda hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...