A minha coluna

0
42

É só uma ideia…

Mais dia menos dia o pessoal que não estiver vacinado vai ter a vida enegrecida. Pode não ser negra (e isto não tem nada de racismo…), mas lá que vão ter algumas contrariedades, lá isso vão.

Alguns países definiram já limitações de acesso a determinados lugares aos não-vacinados. Por cá podemos não chegar a esse ponto, mas, pelo menos, é praticamente certo que vão ter de andar sempre a abrir aquelas narinas para levar com o comprido cotonete pelas vias respiratórias adentro. Custa-me a acreditar, mas um amigo disse-me há dias que há quem goste… Não sei. O que sei é que concordo que esses concidadãos deverão ser, de facto, negativamente diferenciados em algumas situações e que também em Portugal essa medida deveria vir a ser adotada. Essa e outras semelhantes. Um exemplo. Votar ou não votar. Nesta ou naquela eleição. Votar é mais que um direito. É um dever. Volta e meia temos alguém por perto – mas principalmente na televisão – a criticar um qualquer eleito para um qualquer cargo numa qualquer eleição em que esse alguém não votou. Então, que legitimidade cívica tem esse alguém para não ter votado e criticar quem foi eleito com os votos dos que levantam o rabinho do sofá e foram exercer esse direito? Pelo menos aos comentadores das televisões e da comunicação em geral, que ganham a vida, objetivamente, a comentar atos ou omissões de quem foi eleito, acho que deveria ser exigido um certificado de votação. Sem mais. Os certificados estão na moda e até podia haver uma aplicação no telemóvel só para comprovar que o cidadão X votou. E aí, com esse documento, o sujeito estaria autorizado a emitir (ou a omitir) opinião. Até lá népia.

Nem abria o bico. Só podia criticar se tivesse votado. Uma boa ideia, não?

Balha-me Deus!

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...