A Escola Dr. Serafim Leite foi a primeira a participar, a nível nacional, no Programa Atégina, uma iniciativa piloto de capacitação de jovens – a partir do 3.º ciclo do ensino básico – para a economia circular, que arrancou este mês de fevereiro, tendo a sessão inicial contado com a presença da vereadora da Educação Irene Guimarã

Ao longo das próximas semanas, o programa vai chegar a outros estabelecimentos de ensino, não só de S. João da Madeira, mas também da Região Centro e do Alentejo.

“Na sua globalidade, prevê-se que as atividades a desenvolver ao longo deste ano possam abranger cerca de 1400 alunos por todo o país, que vão, dessa forma, adquirir conhecimentos, competências e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de projetos alinhados com a economia circular”, adiantou a câmara municipal em comunicado enviado ao labor, acrescentando que “pretende-se, assim, que esses estudantes venham a contribuir para sociedades empreendedoras mais sustentáveis, cujo desenvolvimento assente em princípios como a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia”.

Concurso de ideias

O programa Atégina é uma das atividades no âmbito do projeto “Startup Zero” – consórcio de dimensão nacional, copromovido pela Sanjotec, em articulação com um conjunto de incubadoras e parceiros científicos e tecnológicos de referência.

A dinamização deste programa inclui um “conjunto de 15 sessões de capacitação para a economia circular multidisciplinar em sala”, com os alunos a serem chamados a participar no desenvolvimento de “um projeto de ideia para dar resposta aos desafios e oportunidades levantados pelo processo de transição para uma economia circular”, segundo informação disponibilizada pela Sanjotec.

De acordo com a mesma fonte, “as ideias e projetos desenvolvidos pelos alunos têm ainda a possibilidade de se candidatar a um concurso de ideias, sendo avaliados por um júri independente em duas fases: competição local e competição nacional”. No final, “os vencedores nacionais serão premiados com uma visita de estudo a um destino de referência no que concerne às práticas empreendedoras na Europa, com todas as despesas pagas”, acrescenta a Sanjotec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...