Duas médicas do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) participaram em missões humanitárias internacionais na Guiné-Bissau e em Moçambique, sendo responsáveis pela logística e estratégia clínica e formação de profissionais de saúde.

DR

A médica Catarina Campos Costa participou, entre 8 e 18 de maio, na missão promovida pela Health4Moz (H4M) em Moçambique, sendo a responsável pela formação em Suporte Básico de Vida/Suporte Avançado de Vida e eventos críticos.

A missão decorreu integrada em ensino pré-graduado a alunos do 5º ano de medicina, e no ensino pós-graduado a cirurgiões, pediatras e anestesiologistas.  Nas faculdades de medicina foi lecionado o “5º curso teórico-prático de introdução à Cirurgia pediátrica” durante 10 dias em três cidades distintas: Beira, Maputo e Nampula, onde alunos e profissionais puderam assistir a sessões teóricas de casos clínicos cirúrgicos e de trauma diversos e sessões hands-on práticas de suturas, suporte básico de vida e atuação em trauma. O curso contou com a participação de cerca de 180 estudantes e profissionais, deu a conhecer o CHEDV em comunicado enviado ao labor.

DR

Já a médica Emília Lima Silva participou, entre 26 de março e 9 abril, como responsável pela logística e estratégia clínica da equipa de Anestesia na missão “Rumo a Guiné 2022” da Associação Bisturi Humanitário. A missão teve como objetivo proporcionar aos utentes do Hospital Nacional Simão Mendes cuidados cirúrgicos na área de Ortopedia e formação em diversas áreas médicas, incluindo Anestesiologia.

O projeto de intervenção cirúrgica da Missão Rumo à Guiné 2022 foi estruturado na possibilidade de ter movimento operatório em duas salas contíguas. Durante nove dias, que corresponderam a 16 tempos operatórios de cerca de oito a nove horas consequência da logística complexa associada aos doentes e a preparação técnica das anestesias e cirurgias, foram efetuadas cirurgias ortopédicas programas e de urgência, revelou o CHEDV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...