O Sarau anual da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira realizou-se no passado dia 2 de julho nos Paços da Cultura, tendo sido integrado, à semelhança de em 2019, na iniciativa camarária “Somos Nós”.

“O espetáculo começou com um grupo de mulheres que escolhiam um lugar para fazer um picnic, debaixo de uma frondosa árvore, tendo o Parque do Rio Ul como pano de fundo. A partir daí, o grupo de teatro Anim’arte foi recebendo, de forma mais ou menos amigável, os vários intervenientes na ação: um grupo de representantes da disciplina de Português e jornalismo que vieram falar dos contos lidos ao longo do ano; o grupo de Folclore, com danças portuguesas tradicionais, o grupo de Dança, com danças latinas e, a terminar, a Tuna, na sua máxima força”, deu a conhecer a Universidade Sénior em comunicado enviado ao labor.

DR

Este ano, conforme explicado pelo maestro Filipe Oliveira, “os números interpretados pela Tuna subordinavam-se ao tema ´a criança´, fugindo, assim, ao repertório tradicional do grupo. E, a celebrar esse tema, a Matilde, de 11 anos, aluna de oboé da Academia de Música, passou a integrar a Tuna, orgulhosa do chapéu azul-turquesa que lhe foi colocado pela diretora da Universidade. A leitura do texto de Eugénio de Andrade, ´Em louvor das crianças´, sublinhou a beleza das composições interpretadas”. Já “a apresentação dos grupos foi, várias vezes, interrompida por incidentes teatrais … rivalidades, ciumeiras, conflitos de género, tentativas quase-policiais de engavetar aquela gente quase toda, mas tudo acabou bem, com o público a amnistiar supostos delitos cometidos ao longo da noite. E teve boas razões para isso, porque a sala estava a abarrotar e o serão decorreu de forma agradável e divertida, esconjurando os dois passados anos de privações”.

Por fim, a diretora da Universidade, Susana Silva, “agradeceu às entidades e pessoas que proporcionaram e se empenharam nesta realização: autarquia, alunos, professores e amigos em geral. As suas palavras emocionadas não esqueceram as duas alunas desaparecidas no último ano, para as quais pediu uma sentida salva de palmas”.

No final foram entregues aos professores presentes os diplomas assinados pelos alunos de cada disciplina. “E assim terminou este picnic em forma de Sarau. Ou terá sido um Sarau em forma de picnic?”, concluiu a Universidade Sénior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...