No passado domingo, dia 2 de outubro, pelas 9h30, cerca de 65 pessoas aceitaram o desafio dos Lions Clube de S. João da Madeira e participaram numa caminhada, apoiada pela câmara municipal, com o objetivo de sensibilizar a comunidade local para a prevenção dos diabetes. Um percurso de sete quilómetros de intensidade moderada, em sítios e zonas de interesse na cidade.

“A prevenção dos diabetes, visão, ambiente, alívio da fome e cancro infantil são as causas globais que os Lions trabalham de forma voluntária com parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactem vidas em todo o mundo e promover a paz e a compreensão”, explica o próprio clube em nota remetida ao labor.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e a Novo Nordisk, com o apoio da MOAI Consulting e da IASIST/IQVIA, apresentou, a 26 de novembro de 2021, os resultados de uma análise que avaliou o impacto do acesso dos cuidados de saúde provocada pela pandemia na gestão da diabetes nos cuidados de saúde primários e nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. De acordo com os esses dados, “Portugal é o segundo país da União Europeia com maior prevalência de diabetes (13,6%), portanto, acreditando-se que existam cerca de 2,7 milhões de portugueses com diabetes ou em risco de a desenvolver. E se estes números nos dizem que a situação já é complexa e desafiante em Portugal, mais ainda nos fazem refletir”, deram a conhecer os Lions.

Neste sentido, o clube decidiu promover esta iniciativa uma vez que “a prática regular de caminhada é uma importante forma de tratamento para os diabéticos e demonstra ser eficiente na melhoria da sensibilidade à insulina, da tolerância à glicose e no controle glicêmico desses pacientes, além de promover melhoria da circulação sanguínea, diminuindo a incidência de neuropatias”.

Os Lions alertam ainda para a responsabilidade de mudar de hábitos, deixando 10 dicas simples para controlar os diabetes. A saber, registar os valores de açúcar no sangue; reduzir o consumo de certas frutas isoladamente; evitar o consumo de doces; reduzir o consumo de álcool; não ficar mais de três horas sem comer; manter o peso ideal; eliminar o uso do cigarro; controlar a pressão arterial; evitar alguns medicamentos (o seu médico pode aconselhar); e praticar atividade física com regularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...